Parentes, alunos e amigos se despedem do publicitário Roberto Duailibi

  • 19/07/2025
(Foto: Reprodução)
Roberto Duailibi deixa legado para propaganda brasileira O Brasil perdeu um dos seus mestres em campanhas publicitárias. Morreu na sexta-feira (18) em São Paulo, aos 89 anos, Roberto Duailibi — um dos fundadores da agência DPZ. Parentes, alunos, amigos foram ao cemitério do Morumbi, para se despedir do publicitário, escritor e professor Roberto Duailibi. “O Roberto convivia com pessoas diferentes politicamente, ideologicamente e via o humano de cada um”, relembrou o historiador, professor e escritor brasileiro Leandro Karnal. Um dos filhos do publicitário destacou como ele se dedicava ao trabalho e conquistava as pessoas: “Clientes viraram amigos e é o que era a profissão de publicitário, um monte de amigos”, disse Rubem Duailibi. A família contou que após passar por uma cirurgia cardíaca, Roberto Duailibi voltou para a casa e para o trabalho, produzindo textos e vídeos para as redes sociais. Estava preparando um novo livro e se preocupava com temas atuais, como o combate à desinformação. “Não parou de trabalhar até a última hora. Uma pessoa muito querida. Vai deixar um buraco enorme na minha vida, vai ser difícil de encher, de superar”, afirmou Roberto Zanotto Duailibi, neto do publicitário. José Pastore, professor aposentado da USP e, como Duailibi, Membro da Academia Paulista Letras, disse que o amigo vai inspirar várias gerações. “Deixa um legado muito grande porque muitas das nossas realizações, elas só tiveram chance de acontecer com a força e com o empenho dele”, afirmou o ex-colega. Filho de um libanês com uma brasileira, Roberto Duailibi gostava de lembrar a formação que teve na infância, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. “Nós éramos sete filhos, nós tínhamos que recitar uma poesia por semana e como Campo Grande na época era uma cidade muito multilíngue, nós falávamos português, falamos um pouco de árabe em casa, falávamos espanhol por causa da proximidade do Paraguai. A gente partiu de um ambiente culturalmente estimulante”, recordou Roberto Duailibi em entrevista de 2002. Parentes, alunos e amigos se despedem do publicitário Roberto Duailibi Reprodução/TV Globo Carreira Formado pela escola de propaganda de São Paulo, Roberto Duailibi começou a carreira na Colgate-Palmolive. A DPZ — de Duailibi, Petit e Zaragosa — nasceu em 1968 em São Paulo, com apenas 11 funcionários. Fez o primeiro anúncio para a Fotoptica e brincava com uma promoção para revelar filmes; m 1971, criou o franguinho da Sadia, que ganhou o nome de Lequetreque. Com a campanha "Homem com mais de 40 anos", sobre a importância de contratar pessoas mais velhas, a agência conquistou o primeiro “Leão de Ouro” para o Brasil, no Festival de Cannes. Em parceria com a Rede Globo, fez a campanha "Mexa-se", para combater o sedentarismo. Em 1978, surgiu "Alfredo" — o mordomo mais famoso do país. Sempre pronto a fornecer um papel higiênico de qualidade. E veio o "Garoto Bombril", para ganhar de vez o público e entrar para o “Guiness Book”, por ter o garoto-propaganda que ficou mais tempo no ar. Na vida acadêmica, Roberto Duailibi ainda dedicou os últimos anos à formação de novos profissionais. Durante toda a sua trajetória na publicidade brasileira, colecionou prêmios e elogios em reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu. “Roberto é uma lenda, Roberto é uma referência”, afirmou Victor Rebouças. “Nós podemos dizer que a publicidade brasileira se divide antes e depois da DPZ porque ele, realmente, ao lado do Petit e do Zaragoza construiu, posicionou marcas com muita criatividade”, analisou Luiz Lara. "Além de ser um grande redator, um grande diretor de criação, ele era um grande empresário. Morre um dos grandes artífices da propaganda brasileira do Brasil”, lamentou Nizan Guanaes. A diretora-geral de negócios da Globo, Manzar Feres, destacou ainda que Roberto Duailibi era muito culto, elegante e usava a criatividade para fazer a boa propaganda. "Duailibi era muito ousado na propaganda, ele criou muitas marcas, mas a ética para ele era a base de tudo. Então a transparência, a verdade era isso que ele usava na sua criatividade e na construção de tantas marcas. Roberto Duailibi para mim é o mestre dos mestres".

FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/19/parentes-alunos-e-amigos-se-despedem-do-publicitario-roberto-duailibi.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes