Papa citar a paz tantas vezes é uma 'coisa complicada para o mundo', diz especialista sobre discurso inaugural de Leão XIV
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Para o especialista Francisco Borba, a ênfase do papa Leão XIV na defesa da paz é "reflexo do momento histórico em que vivemos, com mais guerras" do que quando o papa Francisco fez o seu discurso inaugural, em 2013. Papa Leão XIV faz o seu 1º discurso no Vaticano após o conclave; veja integra
A paz ter sido tema central no discurso inaugural do papa Leão XIV "é um reflexo do momento histórico do mundo, com mais guerras" do que quando papa Francisco foi eleito e fez o seu primeiro discurso, em 2023, aponta o sociólogo e especialista em religião, Francisco Borba.
"Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus", disse Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, nesta quinta (9) na varanda da Basília de São Pedro, no Vaticano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Borba afirma que, ao falar de "uma paz desarmada e desarmante", Leão XIV revela mais do que sua sensibilidade pastoral. A escolha de suas palavras mostra o impacto do cenário geopolítico para o novo pontífice.
“Se ele cita tanto a necessidade de paz, isso indica algo complicado para o mundo. É porque estamos em um mundo muito mais perto da guerra do que quando Bergoglio foi eleito”, afirma o especialista.
Papa Leão XIV acena ao público em sua primeira aparição no Vaticano
Guglielmo Mangiapane/Reuters
LEIA MAIS
Assista, leia e compare os discursos inaugurais de Leão XIV e Francisco
O que pensa o novo papa sobre pena de morte, o vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres
Memes e mensagens inspiradoras; veja postagens de Robert Prevost antes de se tornar papa Leão XIV
Durante seu discurso inaugural, Leão XIV desejou que a saudação de paz de Cristo "entrasse no coração, alcançasse a família e todas as pessoas, onde quer que elas estejam, todos os povos".
Borba vê na mensagem uma forte continuidade com a espiritualidade de Francisco. Ele acredita que Leão XIV deve manter como prioridade o cuidado com os mais vulneráveis e a atenção às periferias do mundo.
Embora o papa Francisco não tenha enfatizado a paz em seu discurso inaugural, o tema foi recorrente ao longo de seu pontificado. Ele se posicionava contra armas nucleares, além de defender a construção da paz baseada na confiança mútua e na solidariedade em vez do medo e da intimidação.