Salto do Itiquira: conheça a maior queda d’água acessível do país que tem trilha de pedras e poços para banho
18/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo secretário de Turismo, 120 mil pessoas visitam a atração todo ano. Cachoeira é conhecida por dar banho em turistas com a brisa da queda d’água. A cachoeira com queda d'água de 168 metros e mais acessível do Brasil fica em Formosa
Uma caminhada acessível e um banho reconfortante para a família inteira. É o que o Salto do Itiquira oferece aos turistas em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Com 168 metros de altura, a cachoeira é considerada pelo Ministério do Turismo como a maior queda d’água acessível do país. O salto é conhecido por dar banho em turistas só com a brisa da água (veja galeria de fotos abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O Salto do Itiquira faz parte do Parque Municipal do Itiquira, a 280 km de Goiânia. Segundo o secretário de Turismo de Formosa, Arthur Vilela, 120 mil pessoas visitam a cachoeira todo ano.
Segundo Arthur, a trilha mais acessível tem 300 metros, com infraestrutura para caminhada e leva até à base da queda d’água. “Por isso, a cachoeira é considerada a mais alta do Brasil acessível”, disse.
A atração também tem uma trilha mais pesada. Contudo, segundo o secretário, todas as trilhas têm infraestrutura e informações para os turistas.
“Essa trilha é mais pesada e guiada. Ela tem 3 km de ida e volta, vai até o topo e leva até os poços d’águas conhecidos como Garganta do Itiquira. Ela passa pelos Mirante da Serra e Mirante do Salto,” informou o secretário.
Queda d'água de 168 metros do Salto do Itiquira, Formosa, Goiás
Divulgação/Prefeitura de Formosa
LEIA TAMBÉM:
'Capital das Cachoeiras': conheça cidade em Goiás que reúne mais de 40 quedas de água cristalina que formam piscinas naturais
Igreja amaldiçoada e procissão centenária: conheça cidade em Goiás que é Patrimônio da Humanidade
Capital dos Cristais: Conheça cidade em Goiás conhecida por ser a maior reserva de extração de cristal lemuriano do mundo
'Lindíssimo'
A cachoeira com queda d'água de 168 metros é a mais acessível do país, Goiás
Arquivo pessoal/Luiza Lenzi
A body piercer Luiza Lenzi, de 32 anos, contou ao g1 que tem o hábito de fazer passeios na natureza e disse que o Salto do Itiquira tem o coração dela.
“Eu já fui algumas vezes e é ótimo de ir, inclusive, com crianças, por conta da infraestrutura do local. Eu sou portadora de fibromialgia, então, é muito importante ter uma infraestrutura que permite aproveitar a natureza,” disse.
Na entrada do local, tem um restaurante e, até o topo do salto, existe uma estrutura de chão de pedra, tornando a caminhada mais fácil, informou Luiza. A turista ainda disse que, ao longo do caminho, tem placas informando a profundidade dos poços para banho, o que dá mais segurança.
Salto do Itiquira, Formosa, Goiás
Parque do Itiquira
Apesar de a principal atração ser o Salto do Itiquira, o parque oferece contato com a natureza, belas paisagens, animais silvestres e um ambiente que acolhe turistas de outros estados e países.
"É um ambiente de rara beleza, onde é possível visualizar o véu de 168 metros, a formação de arco-íris e o voos de milhares de andorinhões", diz texto da Prefeitura de Formosa.
O parque também tem um posto do Corpo de Bombeiros, que pode ajudar os turistas que passeiam pelo local. No site da prefeitura, é possível ter acesso a orientações de segurança.
Serviço:
Entrada: R$ 20 para visitantes, R$ 5 para moradores
Funcionamento do Parque Municipal: todos os dias, de 09:00 às 17:00, última entrada às 16:00
Contato: (61) 3981-1234 – Secretaria de Turismo e Cultura de Formosa-GO
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás