Saúde em Ação: Vigilância no Alto Trombetas garante comunidades livres de malária desde 2023
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Ação de vigilância em saúde e prevenção da malária
Reprodução/Prefeitura de Oriximiná
A Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná, no oeste do Pará, concluiu mais uma importante ação de vigilância em saúde no Alto Trombetas, entre os dias 30 de junho e 09 de julho. A iniciativa percorreu 12 comunidades da região, reforçando o combate à malária e à raiva animal.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante a operação, os Agentes de Combate às Endemias realizaram investigações ativas, testes rápidos e coletas para exames em localidades como Cachoeira Porteira, Abuí Grande, Tapagem, Terra Preta, entre outras. O resultado direto do esforço é animador: nenhum caso de malária foi registrado na região desde 2023, refletindo o sucesso das estratégias preventivas aplicadas.
Além das ações contra a malária, cerca de 400 cães e gatos foram vacinados contra a raiva. A atividade incluiu também ações educativas com moradores sobre os riscos e formas de prevenção da doença.
“O trabalho integrado entre os agentes de saúde, lideranças locais e comunidade tem sido essencial para manter a vigilância ativa e garantir a proteção da população contra doenças endêmicas”, afirmou a coordenadora Lenise Melo. “Mais esta ação no Alto Trombetas evidencia o esforço contínuo da gestão municipal, liderada pelo nosso Prefeito Delegado Fonseca, a secretaria de saúde em levar serviços essenciais às populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, garantindo cada vez mais a prevenção, a saúde coletiva e a equidade no acesso aos serviços públicos”, finaliza Rayane Souza.
A ação contou com apoio da gestão municipal, liderada pelo Prefeito Delegado Fonseca, que tem priorizado o atendimento às comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, promovendo saúde com acesso equitativo e contínuo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região