Suspeito de comandar sequestro de adolescente deve ser transferido ao PI em agosto; homem foi preso em SP
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Suposto mandante de sequestro de adolescente no PI é preso em São Paulo
Reprodução
A Justiça decretou que Ítalo da Silva Araújo, que está custodiado em São Paulo, seja transferido para um presídio no Piauí. A previsão é que o recambiamento aconteça no mês de agosto. O homem é apontado como suposto mandante do sequestro do adolescente Jorge Gabriel Carvalho e foi preso em 8 de julho, na cidade de Campinas.
A informação foi confirmada ao g1 pelo diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, delegado Yan Brayner, e pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
"A gente obteve uma decisão judicial e tá só fazendo o planejamento operacional para fazer o recambiamento", informou o delegado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a Sejus, o processo também depende da administração da penitenciária em que o suspeito está custodiado em São Paulo. Após o despacho judicial, o prazo para recambiamento é de 60 dias.
Relembre o crime
Menino sequestrado é resgatado de cativeiro e se reencontra com o pai no PI
Jorge Gabriel Carvalho desapareceu na noite de 26 de junho em Monsenhor Gil, após ter sido abordado por homens em um carro e colocado dentro do veículo. O garoto foi encontrado em um cativeiro no município de Nazária, na tarde do dia seguinte.
Segundo a Polícia Civil do Piauí, a suspeita é que Ítalo tenha comandado o sequestro porque estava com uma dívida de R$ 200 mil, relacionada a drogas, com uma facção criminosa. No intuito de arrecadar o dinheiro, após o crime, ele ameaçou e tentou extorquir o pai da vítima, mas não conseguiu.
"Ele estava jurado de morte pelo 'Bonde dos 40' aqui no Piauí, por causa dessa dívida. A hipótese é que o sequestro tenha sido motivado por isso. Por isso também o suspeito foi para Campinas", explicou o delegado Anchieta Nery.
LEIA TAMBÉM: Saiba quem é o suposto mandante: suspeito tem passagens por homicídio, roubo e porte ilegal de arma
A prisão foi realizada pela Polícia Militar de São Paulo depois que a investigação apontou a relação de Ítalo com outro teresinense que vive em Campinas. O suspeito teria fugido do Piauí em um ônibus clandestino.
Ao todo, segundo o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), oito pessoas participaram do crime. Duas foram mortas durante confronto com a polícia, quatro foram presas em flagrante e uma adolescente foi apreendida.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube