Tempestade com ventos de até 98 km/h causa estragos na Grande SP
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Tempestade com ventos de até 98 km/h causa estragos na Grande SP
Um temporal de início de primavera causou estragos em toda a Grande São Paulo. Mais de 400 mil imóveis ainda estão sem luz.
O vendaval varreu a capital paulista durante a tarde. Ventos de até 98 km/h por hora arrancaram árvores enormes, destelharam casas e estouraram vidros de prédios.
A diarista Lucinalva Paula da Silva usou um quadro para se proteger.
"Eu peguei o quadro, ele ficou em cima de mim gritando 'nós vamos morrer, mãe, nós vamos morrer', e eu fiquei com o quadro assim, vindo um monte de vidro para cima da gente."
A ventania arrancou o telhado deste mercado atacadista. Nos dois aeroportos mais movimentados do país, mais de 70 voos foram alterados ou cancelados. Em Congonhas, uma parte da área de embarque precisou ser isolada porque chovia lá dentro.
No ABC Paulista, a correnteza arrastou um banheiro químico pelos trilhos do trem.
No Sumaré, um bairro muito arborizado na Zona Oeste de São Paulo, a chuva deixou um cenário de guerra. Só em um trecho, 10 árvores caíram e atingiram 6 carros. Há uma enorme, embaixo dois veículos, descendo a rua é possível ver outra árvore de grande porte, que bloqueou completamente a entrada de uma casa, e embaixo mais dois carros. E tem uma terceira, que já estava sendo retirada pela Prefeitura. Os moradores estão sem energia elétrica e sem poder sair de casa, porque todos os acessos estão bloqueados.
"Um dos carros é nosso, o outro de uma amiga. Acho que deu perda total mesmo", disse Bianca Coelho, arquiteta.
122 e duas equipes da Prefeitura de São Paulo estão retirando árvores caídas. A Enel disse que 350 equipes estão trabalhando para restabelecer a energia.
Tempestade com ventos de até 98 km/h causa estragos na Grande SP
Reprodução/TV Globo